quinta-feira, 27 de maio de 2010

CEFAPRO INICIA FORMAÇÃO DE PROFESSORES COM A UTILIZAÇÃO DA WEBCONFERÊNCIA

Seduc inicia formação de profissionais com a utilização da internet

Pela primeira vez, o sistema de Web Conferência está sendo utilizado no processo de formação, pela Educação Pública da Rede Estadual. Desde ontem (25/05), a tecnologia começou a ser aplicada no Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação (Cefapro) de Cuiabá, na “Formação aos Professores Mediadores de Web Aprendizagens (Tutores) do Curso Aluno Integrado (Proinfo)”.
Conforme o coordenador de Formação em Tecnologia Educacional, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Edevamilton de Lima Oliveira, participa do curso 34 professores mediadores, selecionados nos polos dos 15 Cefapros do Estado.
O curso a distância é coordenado no Cefapro de Cuiabá por duas professores formadoras, Aldina Cássira e Kátia Santaella. Na formação, on line, os participantes podem manter diálogos por áudio ou textualmente; utilizar o sistema para contatos individuais ou para Chat (conversa em grupo); também, compartilhar arquivos (fotos, textos, apresentações) e ainda receber orientações sobre a gestão pedagógica dos recursos.
As duas professoras formadoras dos Cefapros estiveram em Brasília participando de uma formação para a utilização do sistema, feito pela Universidade Federal de Goiás. O conteúdo foi a utilização do ambiente virtual no processo de aprendizagem do Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo). Agora, o conteúdo está sendo utilizado no curso para os professores formadores em tecnologia educacional.
A utilização da Web no processo é garantida pelo MEC, por meio da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).
A idéia para utilização deste sistema na formação dos profissionais partiu de Mato Grosso. O coordenador esclarece que já foi requerido ao MEC a permanência do sistema para a utilização em outras atividades feitas pela Superintendência de Formação dos Profissionais da Educação da Seduc. Dentre essas, os cursos de Linux Educacional, Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e o Projeto Integrado de Tecnologia ao Currículo (Pitec).
Oliveira destaca ainda que a utilização do sistema não tem custo para a Seduc e deve proporcionar grande economia em tempo, deslocamentos, estadias e diárias. As aulas podem ser acompanhadas em locais como os Cefapros ou os Laboratórios de Informática Educativa das escolas. “Agora, a utilização da web no processo de formação na Seduc já é política de Estado”, ressalta o coordenador.





SERGIO LUIZ FERNANDES

Assessoria/Seduc-MT

FONTE: http://www.seduc.mt.gov.br/conteudo.php?sid=20&cid=9876&parent=20

2 comentários:

Unknown disse...

Parabenizo a equipe do CEFAPRO de Cuiabá em particular os Professores Formadores em Tencologias, pela iniciativa, informações e atualização dos programas e projetos que são realizados.
Ainda aproveito para agradecer que oportunide de conhecer o PITEC e a disponibilidade do material - atividades e orientações do blog.
Não recebi informações sobre as inscrições, por isso não sou cursista. Muito embora sou Professora Formadora do CEFAPRO de Rondonópolis/MT. Porém a iniciativa de compartilhar o curso e o material, proporciona a mim e outros conhecer o Programa.
Reafirmo as minhas considerações a equipe de Professores e Equipe Gestora desta Unidade.
Agradecida.
Luciane Aporta
Prof Formadora Arte
CEFAPRO - Rondonópolis/MT

mariasueli disse...

Parabéns!!! Gostei muito do novo visual do Blog.