terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

2012

SEJAM TODOS BEM VINDOS!!!

QUE 2012 SEJA REPLETO DE MUITA TECNOLOGIA, APRENDIZADO E SUCESSO!

EM BREVE ESTAREMOS DIVULGANDO AS FORMAÇÕES OFERECIDAS PELO CEFAPRO DE CUIABÁ PARA O ANO DE 2012... AGUARDEM!!!

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Prêmio Professores do Brasil

O Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação, promovido juntamente com as instituições parceiras. O Prêmio foi instituído em 2005, por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), e tem como objetivo reconhecer o mérito de professores das redes públicas de ensino, pela contribuição dada para a melhoria da qualidade da educação básica, por meio de experiências pedagógicas bem-sucedidas, criativas e inovadoras.
 Leia Mais clicando na imagem acima.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Tablets nas escolas: como eles podem mudar o ensino


O professor entra na sala de aula, cumprimenta os alunos e projeta via Datashow um conteúdo extraído da internet. Nas carteiras, os alunos não têm livros, cadernos ou canetas: apenas um tablet, no qual acessam a informação em tempo real, fazem anotações e marcam o capítulo do livro para leitura na aula seguinte.
Cenas como essa podem parecer um privilégio de países de primeiro mundo. Entretanto, ela já está se tornando realidade em escolas e universidades brasileiras. Pouco mais de um ano depois do lançamento dos tablets, começa a crescer o número de instituições de ensino que apostam na ferramenta tecnológica como diferencial educativo.
A Faculdade Interativa COC, por exemplo, gasta cerca de R$ 1,5 milhão por trimestre com o envio de apostilas para seus 26,5 mil alunos em todo o país. Neste ano, optou por uma alternativa diferente: encomendou 20 mil tablets chineses, batizados de “Tablet COC”. O investimento foi de R$ 15 milhões e a implantação será feita aos poucos, com os alunos iniciantes.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

PROJETOR PROINFO






O CEFAPRO de Cuiabá recebeu esta semana o PROJETOR PROINFO do ministério da Educação. Num design moderno e atraente podemos dizer que o aparelho é DOIS em UM, computador completo com projetor  multimídias, agregando assim diversas funcionalidades, além do mais podemos contar com o  moderno Sistema Operacional Linux Educacional 4.0

quarta-feira, 22 de junho de 2011

1º Encontro das Associações PESTALOZZI de Mato Grosso


 
Aconteceu nos dias 15, 16 e 17 de Junho o 1º Encontro das Associações PESTALOZZI de Mato Grosso, onde se fizeram presentes representantes das Pestalozzi  de vários municípios de Mato Grosso, bem como outras Instituições relacionadas à Educação Especial. 

O foco principal deste encontro foi a Educação Inclusiva, onde foi estudado e revista a Resolução 04/2009, no que se refere às diretrizes do AEE – Atendimento Educacional Especializado.

Dentre os palestrantes tivemos o Psiquiatra Dr. José Raimundo Facion que abrilhantou o evento com os Temas:
  • ·        Desejo e sexualidade no contexto Escolar: enfrentamentos e encaminhamentos
  • ·        Inclusão Escolar e suas Implicações
O CEFAPRO também se fez presente com as Formadoras Katia Santaella e Sirlei Janner que acompanharam todas as discussões e palestras.

Ciclo de estudos "A cor da Cultura"

A Profª. Lucilene da E. M. E. B Orzina de Amorim Soares de Várzea Grande convida a todos os interessados a participarem do Ciclo de Estudos com a Temática: Relações Raciais­_Lei 10.639/03 que terá início no dia 06/07/2011 e dará continuidade todas as quartas-feiras até o Término. A carga horária será de 40h com certificação.

AS INSCRIÇÕES ENCONTRAM-SE ABERTAS E GRATUÍTAS
End: Av Jose Torquato S/N
Fone: (65) 3313-32 03

quinta-feira, 2 de junho de 2011

PROJETO "A COR DA CULTURA"

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE O SITE
 


Deliberações a partir da segunda etapa formativa da COR DA CULTURA
ESTRATÉGIAS

DE AVANÇO PARA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/2003
*Avaliação Institucional com Evidências; Mecanismo de Avanço;

*Instituir a hora de estudo sobre a temática, para avançar na práxis;

*Encadear os focos- o projeto deve deixar claro que a ação é coletiva e cotidiana.

*Criar um instrumento de comprometimento- Coordenador pedagógico presente-Ação eficiente.

* Utilizar-se da ferramenta de tecnologias em rede;

* Criar departamentos ou coordenações gestoras que gerenciem a aplicabilidade da Lei 10.639/2003

* Acionar as instâncias Jurídicas como parceiras, bem como: Assessoria pública, Ministério Público entre outros que possam garantis a inserção no currículo do ponto de vista da legalidade.